Não adianta escrever se ninguém vai ler, não adianta ler se não escrever depois, para quem eu vou escrever?
se como diz o povo, brasileiro não ler, eu diria mais universitário também naõ. E meus professores, será?
Érica de Souza.
Este blog nasce a partir da ideia do professor Robério Barreto, de criar um espaço de escrita na Web, com o objetivo de compartilhar as produções escritas da turma do curso de Letras - 2011.2 (UNEB - DCHT - CAMPUS XVI). O título "escreverpra(in)morrer" foi sugerido pelo referido professor, e traz a mensagem de que devemos escrever para não deixar morrer os nossos pensamentos, pois se eles não forem escritos morrerão quando morrermos.
Muito bom gostei!Nós principalmente,temos que escrever e fazer uma leitura de mundo ,estarmos atualizados com a nossa contemporaneidade.Para que assim,modifique a situação de muitos professores que não possui o hábito de leitura e escrita,principalmente.Parabéns!Deborah Tatiane.
ResponderExcluirO plobema é como saber quais são os verdadeiros professores leitoresse se eles chegam na sala com um discuço pronto de decadas, em sala de aula e agem como algo mais normal do mundo.
ExcluirÉrica de souza
Eita, eita! Gente não é possível ler um texto com erros elementares de ortografia, especialmente se for escrito por um estudante com mais de 11 anos de escolarização e, sobretudo se for estudante de Letras! Gente, por favor tomem cuidado com isso, porque ser ou estar estudante do ensino superior requer algumas habilidades e competências com a língua!
ExcluirLê ou não lê?
ResponderExcluirEis a questão.
Pois é colega, essa é uma dúvida de todos nós,
se o que escrevemos não é lido, de que adianta escrever então?
Mas com essa dúvida nos resta uma reflexão, se dissermos: Escreva! E escreverem, então leiamos, a fim de tornar correspondido o esforço de quem escreveu.
Vivendo, crescendo e melhorando!
Abraço!
Amanda Souza.
Não sei se adianta tanto assim não, nos obrigam a ler o que não queremos ,escrevemos o que não gostamos isso é mesmo ler e secrever? ou camuflagem?
ExcluirÉrica de souza
Érica, sua provocação precisa apenas de uma ponderação: Aqueles que querem ser professor de fato e de direito precisam entender que a academia tem suas regras e a principal delas é a prática de leitura e de escrita até então desconhecidas pelo estudante. Dessa maneira, quem não gosta de conhecer outros mundos por meio da leitura e escrita deveria desistir de querer ser professor. Quanto aos nossos leitores, estes precisam de textos bem elaborados e sem erros.
ExcluirProfessor gosto de ler, só não gosto é de escrever por obrigação.
ExcluirÉrica de souza
A leitura é muito importante para a nossa formação portanto leitura e escrita devem andar juntas, logo só valerá apena escrever se a leitura for o objeto principal.
ResponderExcluirRonaldo Araujo.
É inportante sim, mais do geito que é ensinado é que é chato
ExcluirConsidero a pratica da leitura e escrita como algo de fundamental importância para a vida do ser humano ,pois, é através dessas praticas que se pode compreender melhor o mundo ao nosso redor.Essa questão de que não se deve escrever por que ninguém vai ler, e você não conta? e as experiências e aprendizagens que você adquirio a partir da leitura e da escrita ,não conta?
ResponderExcluirEdineide Araujo
Escrever só por obrigação, pra mim não tem graça ,como estou escrevendo aqui por exeplo é bom , opiniõa diferente da minha , mi refiro a escrever para ser avaliada.
ExcluirÉrica de souza
ESSA PRÁTICA PRECISA SER RECONHECIDA COMO ALGO FUNDAMENTAL EM NOSSA FORMAÇAO,POIS QUANDO LER E ESCREVE TUDO FICA MAIS CLARO E CONSEGUIMOS AVALIAR OS NOSSOS CONHECIMENTOS.
ResponderExcluirJULIANA
É mais ou menos isso mesmo ,o que ue quis dizer ,sem ter dito.
ExcluirÉRICA DE SOUZA
Acredito que o ato de ler e escrever é inevitável, porque são atos precisos para a comunicação, interação e principalmente para o conhecimento, além de outras funções é claro. O fundamento de tais atitudes é para que nos forme em seres educados, e para que exista esse processo educativo é necessário a escrita e a leitura, pois nem sempre a oralidade da conta do recado, pois pensemos: Como saberiamos de coisas úteis, vinda de pessoas úteis se tais pessoas úteis não tivessem escrito, ou se nós não lessemos o que elas escreveram? E além do mais, acredito eu, que a escrita e a leitura são reflexos da oralidade. Por isso eu escrevo (quando possivél) mesmo se não houver leitores, o que seria impossivél, pois quem escreve também é leitor daquilo que escreveu; Escrevo por que sinto a necessidade de registrar minhas impressões. Leio porque sinto a necessidade de ter informaçães e mais que isso de ter instruções. Como diria SCHOPENHAUER, escrevamos e leiamos aquilo que nos convenha e o que nos acrescente, quando necessário.
ResponderExcluirIara vc falou tudo o que eu queria dizer .Com classe.
ExcluirÉrica de Souza
Prezados,
ResponderExcluirGostei da provocação, porém gostaria de lembrar que têm muitos erros elementares tais como: grafia de palavras, falta de pontuação. De qualquer modo lembrem do que apresentei ao longo de nossos encontros: vamos tomar cuidado com a língua escrita, porque é tem normas que nos identificam como conhecedores do idioma na vertente oral e escrita, sendo esta última a que nos faz seres letras e inseridos no mundo da ciência.