segunda-feira, 12 de março de 2012


UNEB- Universidade do Estado da Bahia



DCHT- Campus XVI

 

TURMA- Letras 2011.2



DISCIPLINA- Leitura e Produção do Texto



DOCENTE- Robério Barreto



DISCENTE- Rafael Mendes





























                                   A ARTE DE ESCREVER











































                                             Irecê 2012





 Shopenhauer, Arthur, 1788-1860

A arte de escrever/ Arthur Shopenhauer; tradução, organização,

Prefácio e notas de Pedro Sussekind.   –Porto Alegre : L&PM,2009

176p.



A arte de escrever

O livro a arte de escrever faz parte de uma coletânea de cinco escritos. Sobre a erudição e os eruditos, apresentam conhecimento vasto adquirido através da leitura. O nível do saber é elevado, no entanto, são incapazes de pensar por si, baseando suas idéias em pensamentos alheios. Para imensa maioria dos eruditos, sua ciência é um meio e não um fim, desse modo, nunca chegará a realizar nada de grandioso, pois não tem o saber como meta. Segundo Shopenhauer, “a peruca é o símbolo mais apropriado para o erudito puro, trata-se de homens que a cabeça com uma rica massa de cabelo alheio por que carecem de cabelos próprios”. Na erudição necessitam de pensamentos de outras pessoas. Um fato que todos eles estão de acordo é o de não deixar que se desenvolva uma cabeça com pensamentos avançados, que isso causaria um risco a todos.

Pensar por si mesmo é fundamental, visto que, por meio do pensamento próprio e das experiências vividas se obtém o conceito sobre verdade. Pessoas que passam a sua vida inteira lendo e tira sua sabedoria dos livros, elas podem oferecer várias informações, mas no fundo não dispõem de nenhum conhecimento coerente. O sinal característico do pensar por si mesmo é espontaneidade de expressar idéias, o filósofo livresco relata o que um disse, o que aquele considerou, o que outro objetivou, ele junta essas informações e procura chegar a verdade por trás das coisas, enquanto o pensador autêntico desenvolve informações com o seu raciocínio natural que o coloca acima dos outros mencionados. Deve sempre haver o cuidado de não se perder a noção do mundo real enquanto realiza a leitura.

Sobre a escrita e o estilo há dois tipos de escritores, aqueles que escrevem em função do assunto e os que escrevem por escrever. O primeiro pensa para exercer a atividade de escritor, já o segundo tipo se preocupa apenas em encher o papel e enganar o leitor com textos longos que não deixa claro qual a idéia quer passar ao leitor. Pode se identificar três tipos de autores, em primeiro lugar aqueles que escrevem sem pensar, a partir de livros alheios. Em segundo lugar há os que pensam enquanto escrevem, eles pensam justamente para escrever. Em terceiro lugar são os que pensaram antes de pôr a escrever esse são raros. É importante se compreender que na escrita de um livro encontra-se a matéria e forma, a primeira é o assunto a ser desenvolvido e a segunda é o método pelo qual se desenvolve o assunto. Por tanto, um livro com a mesma matéria pode ter formas diferentes sendo escrito por pessoas distintas.

Na leitura e nos livros, as pessoas sempre buscam ler o que há de mais novo, esse fato se torna essencial para o autor que tem o propósito apenas de ganhar dinheiro com publicações atuais que são do interesse da maioria. É importante que todo livro interessante seja lido duas vezes, em partes pelo fato de ser melhor compreendido da segunda vez, e o início é entendido corretamente quando se conhece o final.

A leitura de obras clássicas causa um alívio na alma, isso devido ao fato de que sobreviveram há milênios sem perder o seu valor. A linguagem e as palavras são materiais duradouros, se um poeta deu forma a uma sensação passageira com palavras adequadas, essa sensação sobrevive durante séculos nessas palavras e renova-se a cada vez que o leitor receptivo ler novamente. Poemas não podem ser traduzidos, mas pode ser recriado. No aprendizado de uma língua estrangeira forma-se novos conceitos para dar sentido aos signos, por isso é correto que a língua seja aumentada no mesmo passo que aumenta os conceitos.





 postado por: Rafael Mendes

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