C. R. da S. R. nasceu na manhã do dia 27 de setembro de 1970, em Canarana no interior da Bahia. Filha dos agricultores e comerciantes H. A. da S. e M. R. de A.
Morou muitos anos em São Paulo capital, no bairro oriental da Liberdade, despertando seu gosto pela cultura oriental, onde viveu sua infância; na adolescência morou em Diadema. Estudou nas escolas estaduais Dr Ângelo Mendes de Almeida e Professora Olga Fonseca.
Lembra com satisfação que presenciou o processo de democratização do país e da campanha das Diretas Já. Conta que no ginásio, quando se falava em política, era às portas fechadas (resquícios da ditadura militar). 
Aos 17 anos trabalhou na clínica Semente, que cuidava de crianças com deficiência no bairro Moema e ajudava os pais na lanchonete que eles tinham no bairro Jabaquara.
Com 18 anos convenceu os pais a voltar para a Bahia, onde vive toda a família, pois não gosta de morar em capital. Mudaram-se para Gameleira de Barro Alto. Em 1990 nasceu a sua irmã C. R. da S. 
Estudou o antigo o segundo grau na ESAGRI. Logo no primeiro ano participou de um movimento estudantil para reivindicar a contratação de professores que faltavam nesse período. Na época foi presidente da COOPESAGRI. 
Na ESAGRI conheceu o seu esposo M. de S. R., que foi tesoureiro da COOPESAGRI, responsável pelos internos e pessoa de confiança da direção da escola. Ele também vem de uma família de agricultores e comerciantes. Ficaram casados por treze anos. 
Foi recenseadora do IBGE,na Zona Rural de Canarana (Lagoa do Zeca) em 1991.
Em 1992, já morando em Canarana, recebeu um convite para trabalhar na CENC dando aulas de inglês, a principio quis recusar por não ter curso superior, porém na região a carência de professores graduados era imensa, e como ela estava desempregada aceitou o emprego. Percebeu ai uma possibilidade de seguir carreira. No mesmo ano começou a prestar serviço na escola Estadual José Ribeiro de Araujo.
Casou em Março de 1995 e teve seu filho, V. da S. R. em Julho de 1996.
Em 1997 foi diretora da escola José Martins Filho. Ano em que começou a participar do movimento da Renovação Carismática Católica.
Com a separação de seus pais em 1999, sua irmã vêem morar na sua casa.
Participou em 2000, como coordenadora, do PCN em Ação trabalhando com professores alfabetizadores.
Em 2002 foi contratada através do REDA para trabalhar como professora na escola estadual.
Ingressou no curso de Pedagogia na UNEB, turma 2003.2. 
No período de 2004 a 2008 foi professora de língua inglesa na escola Reino da Criança. 
Em 2008 e em 2010 foi professora de língua portuguesa na escola Faustiniano Lopes Ribeiro.
De 2009 a 2010 coordenou o GESTAR II em seu município.
No período de Março de 2010 a Agosto de 2011 era coordenadora da Escola Guilherme Pereira de Novaes. 
Passou no concurso da prefeitura de Canarana em 2006 para professora onde atuou como coordenadora de escolas e creches municipais.
Na época de conclusão do seu curso, seu marido foi morto. O que causou grande transtorno, quase custando a não conclusão do curso superior.
Conclui o seu curso superior em Abril de 2011, semestre 2010.2. Tendo total apoio da sua orientadora C. S.
Atualmente é coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Educação de Canarana, formadora municipal do PACTO de professores alfabetizadores e conselheira do Conselho Municipal de Educação de Canarana. Faz Pós- graduação em Língua Portuguesa e suas Literaturas, pela faculdade Católica de Anápolis. É tutora de duas turmas de Pedagogia (FAEL e UNITINS). É catequista da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio. Mantém dois blogs um que fala de formação continuada, cultura e diversidade (blogger) o outro para aventurar-se na escrita e diversão (meme/Yahoo). E pretende iniciar uma Pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Escola de Gestores/UFBA  em 2012. Tem por objetivo fazer um mestrado até 2015.
Postado por Carina R. da Silva
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário