quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

biografia

Em 1941,no período em que o mundo estava em meio a guerra nasce José da Silva Paiva na cidade de América Dourada,Bahia,Brasil. filho de João Paiva e Maria Paiva o pai agricultor e a mãe domestica ,teve pouco contato com a mãe ,ela morre quando José tinha por volta de nove a dez anos,deixando o pai e suas duas irmãs mais novas,Ana e Cida.
Depois da morte da mãe fica um pouco de tempo com o pai ,como o mundo ainda sofria por conta dos vestígios da guerra seu pai teve de sair a outro estado para procurar trabalho ,com isso os três irmãos são despesos indo cada um mora em casa de parentes José vai mora na casa de uma tia,juntamente com o marido e seus primos .Lá ele é muito humilhado ,nunca frequentou a escola,seu pai não incentivava e a tia não permitia ,ela o obrigava a trabalhar para garantir o seu sustento e agudar no sustento de todos já que seus primos não trabalhavão,nesta casa sofreu muitas agreções físicas e morais.
Cansado de tanto sofre aos quinze anos sai de casa e vai trabalhar na cidade de Morro Do Chapéu ,não tinha estudo,mas era negro descendente de escravo possuía muita força física entaõ não tinha muita dificuldade de encontrar trabalho ,trabalho pesado na roça.
Em 1959 , Juscelino investia no crescimento de Brasília e o pai de José retorna ao estado baiano casa-se novamente com Maria Carla ,José já com dezoito anos volta a morar com o pai ,por algum tempo junto com a irmã mais nova Ana a outra irmã continua morando com parentes .Neste meio tempo conhece Rosa Francisca, namoram e em agosto de 1964 em plena ditadura, casam -se.Dois anos depois tem o primeiro dos oito filhos que teve . Sustenta a família com trabalho agricula ,porem a seca no sertão dificulta a situação é quando em 1970 que inicia suas viagens ao  estado de São Paulo. Lá chegando ,tem algumas dificuldades de encontrar  trabalho por conta de estudos então vai trabalhar na construção civil como ajudante de pedreiro no mesmo lugar onde era  sua residencia mora com alguns  conhecidos, os mesmo que os ajudaram ai ir S.Paulo.
Não tinha condições de levar sua familia à mora com ele por isso o pouco que conseguia dividia entre ele  e a familia ,por varias vezes nada podia enviar a sua casa a familia sofria com as nescecidades .Diversas vezes retornou ao sertão nessas indas e vindas teve alguns casos extras conjugais que abalaram e muito seu casamento.
Em 1985, nasce a primeira de seus doze netos,em1988 muda-se definitivamente para S.Paulo indo ele primeiro depois a familia aos poucos Atualmente esta aposentado como guarda residencial mas continua trabalhando, mora em Diadema no enterior paulista.






ÉRICA DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário