sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Biografia

Disciplina: Leitura e Produção de Texto

Professor: Robério Barreto

Aluno: Adelmo Ferreira de Abreu

A.F.A. nasceu aos 15 de setembro de 1971, na Fazenda Alto da Jurema, zona rural do Município de São Gabriel, Estado da Bahia. Filho do Senhor S.A.A e da Senhora Am.F.A, lavradores sem nenhuma escolaridade, A.F.A. foi o décimo de treze filhos do casal.

A.F.A. passou seus primeiros sete anos de vida morando na fazenda acima citada, tendo uma vida simples, comum aos lavradores da nossa região. Em 1978, mudou para a sede do município e já ajudava a família nos trabalhos da lavora, deslocando-se a pé da sede do município à fazenda percorrendo uma distância de 6 km.

A.F.A. começou a estudar em 1980, numa escola simples construída com flecha de sisal, da professora S., na qual não tinha, praticamente, nenhuma mobília, os alunos tinham que levar uma cadeira (tamborete), de casa para a escolha e da escola para casa todos os dias. A professora era do tipo tradicional que utilizava uma palmatória como método disciplinar. A.F.A fez o ABC e a Cartilha (alfabetização) no mesmo ano e a primeira série do primeiro grau (hoje ensino fundamental) na mesma escola. A partir da segunda série do primeiro grau até a quarta série, estudou na escola Estadual João Durval Carneiro e, as quatro séries seguintes, na Escola Centro Educacional Cenecista de São Gabriel (CENEC), na qual também concluiu o segundo grau (hoje Ensino Médio), em 1990, no curso técnico de Contabilidade. Durante todo esse período conciliava os estudos com o trabalho de agricultor.

Em 1992, A.F.A. foi convidado pela a irmã N.F.A., a mais velha dos irmãos, para fazer cursinho pré-vestibular em João Pessoa, capital da Paraíba, pois a mesma já estudava lá desde 1981. A.F.A. fez um ano de cursinho no colégio Objetivo e passou em primeira chamada para o curso de Ciências Econômicas na Universidade Federal da Paraíba, iniciando em março de 1993 e concluindo no início de 1998. Curso que concluiu com muita dificuldade devido a não ter o hábito de ler durante o ensino regula. E que não conseguiu em nenhum momento trabalhar na área, mesmo tendo prestado alguns concursos públicos para o cargo. Assim que concluiu o curso tentou o mestrado, mas não obteve sucesso.

Em outubro de 1998, A.F.A. conseguiu seu primeiro emprego de carteira assinada na Fábrica de Cerveja Antártica, na cidade de João Pessoa-PB, na qual trabalhou como operador de máquina por um ano e três meses, saindo de lá por causa da jornada de trabalho em rodízio na qual não podia continuar seus estudos, assim que saiu começou a trabalhar no comércio nas Lojas do Armazém Paraíba, também em João Pessoa-PB, como controlador de estoques, loja na qual ficou apenas dez meses, pois não suportou a jornada de trabalho que muitas vezes chegavam a 14 horas diárias.

A.F.A. retornou para São Gabriel-BA em dezembro de 2000 e assim que chegou foi convidado pela então Secretária de Educação para dá aula de reforço para a filha dela que estava com dificuldades em matemática. Por gostar do resultado alcançado pela filha, a secretária convidou A.F.A. para ser professor no quadro do município no ano seguinte, ensinou história, geografia, sociologia e filosofia para as turmas do Ensino Médio. Mas como sua afinidade era mais com Matemática, em 2003 passou a ensinar apenas esta disciplina no Colégio Municipal Faustiniano Ribeiro Lopes para as turmas de sétima e oitava série do ensino fundamental. Ficou como professor no quadro do município até dezembro de 2005. Durante este período cursou o curso de Metodologia do Ensino Superior na UNEB, curso que não concluiu por dificuldades financeiras. Em 2006, por divergências políticas foi afastado do quadro de professores do município.

A.F.A. mesmo trabalhando como professou, sempre estudou para fazer concursos públicos, passou no concurso do Banco do Brasil em 2003, na trigésima quarta posição, mas foram chamados apenas trinta e dois concorrentes.

Em junho de 2006, A.F.A. foi tentar a vida em São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo, passando apenas 15 dias, não suportando a rotina e o clima daquela cidade, retorna para São Gabriel e se dedica aos estudos de concursos públicos. Passou em vários concursos municipais da região, mas foi chamado apenas no concurso da Prefeitura Municipal de Irecê, onde trabalha como Assistente Administrativo desde fevereiro de 2008.

Em junho de 2007, passou numa seleção do REDA para trabalhar no Colégio Estadual João Durval Carneiro, em São Gabriel, no qual permaneceu como Assistente Administrativo até setembro de 2008.

Em 25 de novembro de 2011, casou com R.L.S.A., a qual está a espera de seu primeiro filho.

Hoje, 02 de dezembro de 2011, A.F.A, concilia a vida de trabalho e estudos, fazendo o curso de Letras na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no qual foi selecionado pelo SISU, após ter realizado a prova do ENEM de 2010.

3 comentários: